Relatório de
Sustentabilidade 2013 / 2014

índice remissivo

ESTRATÉGIA E ANÁLISE
1.1 Mensagem do Presidente
Mensagem do Presidente
1.2 Descrição dos principais impactos, riscos e oportunidades
Temas Prioritários Compromisso com iniciativas externas Rumo a um novo futuro

PERFIL ORGANIZACIONAL
2.1 Nome da organização
O Grupo Volvo no mundo
2.2 Principais marcas, produtos e/ou serviços
O Grupo Volvo no mundo
2.3 Estrutura operacional
O Grupo Volvo no Brasil
2.4 Localização da sede da organização
O Grupo Volvo no mundo
2.5 Número de países e nome dos relevantes para a sustentabilidade.
O Grupo Volvo no mundo
2.6 Tipo e natureza jurídica da propriedade.
O Grupo Volvo no mundo O Grupo Volvo no Brasil
2.7 Mercados atendidos
O Grupo Volvo no Brasil
2.8 Porte da organização
O Grupo Volvo no Brasil
2.9 Principais mudanças durante o período coberto pelo relatório
Desenvolvendo soluções mais sustentáveis para o mercado brasileiro Desempenho Econômico
2.10 Prêmios recebidos no período coberto pelo relatório
Premiações e reconhecimentos

Parâmetros para o relatório
3.1 Período coberto pelo relatório
Sobre o Relatório
3.2 Data do relatório anterior mais recente
Sobre o Relatório
3.3 Ciclo de emissão de relatórios
Sobre o Relatório
3.4 Dados para contato
Sobre o Relatório
3.5 Processo para a definição do conteúdo do relatório
Sobre o Relatório
3.6 Limite do relatório
Sobre o Relatório
3.7 Limitações quanto ao escopo ou ao limite do relatório.
Sobre o Relatório
3.8 Base para a elaboração do relatório
Sobre o Relatório
3.9 Técnicas de medição de dados e as bases de cálculos
Sobre o Relatório
3.10 Consequências de reformulações de informações
Sobre o Relatório
3.11 Mudanças significativas em comparação com anos anteriores
Sobre o Relatório
3.12 Sumário GRI
Índice Remissivo
3.13 Verificação externa
Sobre o Relatório

Governança, Compromissos e Engajamento
4.1 Estrutura de governança
Governança Corporativa
4.2 Indicação caso o presidente do mais alto órgão de governança também seja um diretor executivo
Governança Corporativa
4.3 Declaração do número de membros independentes ou não-executivos do mais alto órgão de governança
Governança Corporativa
4.4 Mecanismos para recomendações a órgãos de governança
Governança Corporativa
4.5 Relação entre remuneração e o desempenho econômico e socioambiental da organização
Governança Corporativa
4.6 Processos para evitar conflitos de interesse
Práticas de governança
4.7 Qualificação dos membros do mais alto órgão de governança
Governança Corporativa
4.8 Declarações de missão e valores, códigos de conduta e princípios internos
O jeito Volvo de ser
4.9 Procedimentos do mais alto órgão de governança para supervisionar a gestão do desempenho econômico, ambiental e social.
Governança Corporativa
4.10. Processos para a autoavaliação do desempenho do mais alto órgão de governança.
Governança Corporativa
4.11 Princípio da precaução.
Gestão ambiental das operações
4.12 Cartas, princípios ou outras iniciativas que a organização subscreve
Compromissos com iniciativas externas
4.13 Participação em associações
Relacionamento com o poder público e instituições empresariais
4.14 Relação de grupos de stakeholders engajados pela organização
Relacionamento com stakeholders
4.15 Base para a identificação e seleção de stakeholders
Relacionamento com stakeholders
4.16 Abordagens para o engajamento dos stakeholders
Relacionamento com stakeholders
4.17 Principais temas e preocupações levantados por stakeholders
Relacionamento com stakeholders

INDICADORES ECONÔMICOS
EC2. Implicações financeiras, riscos e oportunidades devido a mudanças climáticas
Temas prioritários
EC3 Cobertura das obrigações do plano de pensão de benefício
Comunidade interna
EC5 Proporção salário mais baixo comparado ao mínimo local
Comunidade interna
EC6 Políticas, práticas e gastos com fornecedores locais
Compras
EC7 Procedimentos para contratação local
Comunidade interna

INDICADORES AMBIENTAIS
Materiais
EN1. Materiais usados por peso e volume
Gestão ambiental das operações
Energia
EN3. Consumo de energia direta.
Gestão ambiental das operações
EN4. Consumo de energia indireta.
Gestão ambiental das operações
EN5 Energia Economizada melhorias conservação/eficiência
Gestão ambiental das operações
EN6 Iniciativas produtos e serviços baixo consumo energia
Transporte Sustentável Desenvolvimento de Produtos
EN7 Iniciativas reduzir consumo energia indireta
Gestão ambiental das operações
Água
EN8 Total de retirada de água
Gestão ambiental das operações
EN9 Fontes hídricas afetadas por retirada de água
Gestão ambiental das operações
EN 10 Percentual e volume total de água reciclada e reutilizada
Gestão ambiental das operações
Biodiversidade
EN11. Área dentro de áreas protegidas, ou adjacente a elas, e áreas de alto índice de biodiversidade fora das áreas protegidas
Gestão ambiental das operações
EN12. Descrição de impactos significativos na biodiversidade.
Gestão ambiental das operações
EN13 Habitats protegidos ou restaurados
Gestão ambiental das operações
EN14 Estratégias para a gestão impactos biodiversidade
Gestão ambiental das operações
Emissões, Efluentes e Resíduos
EN16 Total de emissões diretas e indiretas de gases causadores do efeito estufa
Gestão ambiental das operações
EN17 Outras emissões indiretas relevantes de gases causadores do efeito estufa
Gestão ambiental das operações
EN18 Iniciativas para reduzir as emissões de gases causadores efeito estufa e reduções obtidas
Gestão ambiental das operações
EN19 Emissões de substâncias destruidoras da camada de ozônio
Gestão ambiental das operações
EN 20 NOx, SOx e outras emissões atmosféricas significativas
Gestão ambiental das operações
EN21 Descarte total de água, por qualidade e destinação
Gestão ambiental das operações
EN22 Peso total de resíduos, por tipo e método de disposição
Gestão ambiental das operações
EN23. Número e volume total de derramamentos significativos
Gestão ambiental das operações
EN24 Peso de resíduos perigosos transportados internacionalmente
Gestão ambiental das operações
EN25 Corpos d´água significativamente afetados por descartes de água e drenagem
Gestão ambiental das operações
Produtos e Serviços
EN26. Iniciativas para mitigar os impactos ambientais de produtos e serviços
Desenvolvimento de Produtos Uso dos produtos
Conformidade
EN28. Multas significativas e número total de sanções não-monetárias resultantes da não conformidade com leis e regulamentos ambientais
Gestão ambiental das operações

DESEMPENHO SOCIAL – PRÁTICAS TRABALHISTAS E TRABALHO DECENTE
Emprego
LA1 Total de trabalhadores por tipo de emprego, contrato de trabalho e região
Comunidade interna
LA2 Número total e taxa de rotatividade de empregados
Comunidade interna
LA3 Benefícios oferecidos a empregados de tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários
Comunidade interna
Relações entre os Trabalhadores e a Governança
LA4 Percentual de empregados abrangidos por acordos de negociação coletiva
Comunidade interna
LA5 Prazo mínimo para notificação de mudanças operacionais
Comunidade interna
Segurança e Saúde no Trabalho
LA6 Percentual empregados representados em comitês formais de segurança e saúde
Comunidade interna
LA8 Programas de educação, treinamento, aconselhamento, prevenção e controle de risco para empregados, seus familiares ou membros da comunidade com relação a doenças graves
Comunidade interna
LA 9 Temas relativos á segurança e saúde cobertos em acordos formais com sindicatos
Comunidade interna
Treinamento e Educação
LA10 Média de horas de treinamento
Comunidade interna
LA 11 Programas gestão de competências e aprendizagem contínua
Comunidade interna
LA 12 Percentual de empregados que recebem regularmente análises de desempenho
Comunidade interna
Diversidade e Igualdade de Oportunidades
LA13 Diversidade (gênero, faixa etária, minorias) na governança e no total de empregados
Comunidade interna

DESEMPENHO SOCIAL – DIREITOS HUMANOS
Práticas de Investimento e de Processo de Compra
HR1 Contratos de investimentos significativos com cláusulas referentes a direitos humanos
Compras
HR2 Empresas contratadas e fornecedores críticos submetidos a avaliações referentes a direitos humanos
Compras
Não-discriminação
HR4 Número total de casos de discriminação
Governança corporativa
Liberdade de associação e negociação coletiva
HR5 Operações em que o direito de exercer a liberdade de associação e a negociação coletiva pode estar em risco
Comunidade interna
Trabalho Infantil
HR6 Operações de risco de ocorrência de trabalho infantil
Comunidade interna Compras
Trabalho Forçado ou Análogo ao Escravo
HR7 Medidas tomadas para contribuir para a erradicação do trabalho forçado
Comunidade interna Compras
Avaliação
HR10 Percentual e número de operações objetos de revisões de direitos humanos e/ou avaliações de impacto
Governança corporativa
Remediação
HR11 Número de queixas relacionadas com direitos humanos arquivadas, abordadas e resolvidas por meio formal, mecanismos de reclamação
Governança corporativa

DESEMPENHO SOCIAL – SOCIEDADE COMUNIDADE
SO1 Programas e práticas para avaliar e gerir os impactos das operações nas comunidades
Relacionamento com stakeholders Engajamento com a sociedade
Corrupção
SO2 Unidades submetidas a avaliações de riscos de corrupção
Governança corporativa
SO3 Empregados treinados nas políticas e procedimentos anticorrupção
Governança corporativa
SO4 Medidas tomadas em resposta a casos de corrupção
Governança corporativa
Políticas Públicas
SO5 Participação na elaboração de políticas públicas e lobbies
Relacionamento com o poder público e instituições empresariais
SO6 Valor total de contribuições financeiras e em espécie para partidos políticos ou instituições relacionadas
Relacionamento com o poder público e instituições empresariais
Conformidade
SO7 Número total de ações judiciais por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio e seus resultados
Relacionamento com o poder público e instituições empresariais
SO8 Multas e sanções não-monetárias resultantes da não-conformidade com leis e regulamentos
Relacionamento com o poder público e instituições empresariais

DESEMPENHO SOCIAL – RESPONSABILIDADE PELO PRODUTO
Saúde e Segurança do Cliente
PR1 Avaliação dos impactos na saúde e segurança no ciclo de vida de produtos e serviços
Desenvolvimento de produtos Uso dos produtos
PR2 Não conformidades relacionadas aos impactos causados por produtos e serviços
Desenvolvendo soluções mais sustentáveis para o mercado brasileiro
Rotulagem de produtos e serviços
PR3 Procedimentos de rotulagem
Uso dos produtos
PR4 Não conformidades relacionadas á rotulagem de produtos e serviços
Desenvolvendo soluções mais sustentáveis para o mercado brasileiro
PR5 Práticas relacionadas à satisfação do cliente, incluindo resultados de pesquisas que medem essa satisfação
Clientes em foco
Comunicação e Marketing
PR6 Adesão às leis, normas e códigos voluntários de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio
Relacionamento com stakeholders
PR7 Casos de não conformidade relacionados à comunicação de produtos e serviços
Relacionamento com stakeholders
PR8 Reclamações comprovadas relativas à violação de privacidade de clientes resultante de pesquisas
Clientes em foco
Conformidade
PR9 Multas por não-conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e uso de produtos e serviços
Desenvolvendo soluções mais sustentáveis para o mercado brasileiro