Relatório de
Sustentabilidade 2013 / 2014

Avaliação

avaliação

A Volvo utiliza uma metodologia denominada Supplier Evaluation Model (SEM) para avaliar todos os seus fornecedores potenciais e atuais. Trata-se de um sistema abrangente, que considera parâmetros como estrutura, gestão de risco, responsabilidade social, meio ambiente, qualidade, capacidade produtiva, pós-venda/garantia, avaliação fabril, engenharia, financeiro, produtividade e gerenciamento de subfornecedores. Além disso, são conduzidas avaliações logísticas referentes ao atendimento das necessidades da Volvo.

Uma das ferramentas de avaliação utilizadas é o questionário de autopreenchimento Corporate Social Responsability (CSR), composto por 40 questões. Ele aborda aspectos em consonância com os princípios do Pacto Global da ONU, como condições e ambiente de trabalho, direitos trabalhistas, trabalho infantil e forçado, liberdade de associação, discriminação e ética. No caso de fornecedores de bens e produtos automotivos, é obrigatório o preenchimento do CSR. O mesmo vale para todos os fornecedores ativos que se enquadram em segmentos de alto e médio risco, como construção civil, fabricação de brindes e equipamentos de segurança pessoal, entre outros. Os fornecedores que têm desempenho baixo ou alguma restrição não podem receber pedidos de compras da Volvo até que exista um plano de melhoria aprovado.

Em 2014, do total de 1.630 fornecedores de bens e serviços não automotivos, 124 empresas que atuam em segmentos com alto risco foram requisitadas a realizar o autopreenchimento do questionário CSR. Nesse universo, não foram levantados riscos envolvendo direitos humanos, trabalho infantil e/ou forçado. Em 2015, estão sendo avaliados 1.116 fornecedores que atuam em segmentos de médio risco.

Em 2014, 21 fornecedores de bens e produtos automotivos apresentaram alguma restrição (stop parameter) como, por exemplo, uma empresa que estava em processo de obtenção da certificação ISO 14000. Nesse universo também foram identificados 20 fornecedores com alguma restrição relativa à CSR, dez deles com plano de ação pendente. Esses fornecedores são acompanhados no fórum RAM (Risk Assessment Meeting) da área de Compras, que ocorre mensalmente.

O alinhamento estratégico da Volvo com seus principais fornecedores automotivos é realizado por meio de reuniões anuais (Business Review Meetings) envolvendo executivos de ambas as empresas, nas quais são analisados indicadores de desempenho e avaliadas oportunidades de melhorias e novos negócios.

A Volvo mantém uma base de informações sobre seus fornecedores, chamada Volvo Supplier Information Base (VSBI). Esses dados são consolidados em um documento denominado Supplier Score Card, que é utilizado para medir, monitorar, informar e desenvolver os fornecedores de acordo com seu desempenho.