Relatório de
Sustentabilidade 2013 / 2014

Uso dos produtos

uso dos produtos

Ao integrar sistemas de transporte e infraestrutura, os produtos Volvo desempenham um papel positivo no desenvolvimento da economia. Contudo, o seu uso acarreta alguns efeitos negativos sobre o meio ambiente.

Para analisar como um produto afeta o meio ambiente em todas as etapas – da matéria-prima aos resíduos finais –, a Volvo utiliza uma metodologia de desenvolvimento e gerenciamento de produtos denominada Life Cycle Assessments (LCA). Por meio dela, são identificados seis estágios no ciclo de vida de um produto. Para cada um desses estágios, foram estabelecidos requisitos e objetivos ambientais específicos.

Impactos ambientais de um caminhão durante o seu ciclo de vida



Dados obtidos a partir dessa metodologia mostram que mais de 90% dos impactos ambientais causados pelos veículos, como os caminhões, ocorrem no estágio de uso, principalmente por conta da geração de emissões e do consumo de combustível.

Assim, além de priorizar soluções focadas em eficiência energética e redução de emissões já na etapa de desenvolvimento dos produtos – com o uso de combustíveis alternativos e renováveis, por exemplo –, o Grupo Volvo investe na difusão de boas práticas de condução e manutenção dos veículos. Considera-se que, após participar de cursos com orientações sobre como dirigir otimizando o uso de combustível, os motoristas são capazes de reduzir esse consumo em 5% a 10%, em média.

Por meio de sua rede de distribuição, a Volvo oferece uma série de treinamentos para os usuários finais de seus produtos: motoristas profissionais, operadores de equipamentos de construção e marinheiros.
Conheça aqui as principais iniciativas realizadas em 2013 e 2014.

Além disso, todos os produtos têm um documento denominado Declaração Ambiental, no qual estão especificados os principais impactos causados ao meio ambiente durante todo o ciclo de vida, incluindo orientações de uso e de descarte.