Relatório de
Sustentabilidade 2013 / 2014

Serviços e treinamento

Serviços e treinamento

A Volvo sabe que, após a entrega de um veículo, é por meio dos serviços de pós-venda que se consolida uma relação duradoura com os clientes. De forma alinhada com os valores de segurança e qualidade, oferece programas de manutenção que fazem o monitoramento regular dos veículos dos clientes, consultoria e ferramentas para gerenciamento e manutenção de frota e acesso facilitado a financiamento, consórcio e seguros. Para aprimorar os serviços, a Rede Volvo estendeu em 2014 o atendimento remoto a clientes com oficinas volantes para prestar serviços em horários alternativos.

O treinamento voltado aos usuários finais dos seus produtos é uma grande prioridade para a Volvo. Os treinamentos para motoristas profissionais utilizam uma metodologia exclusiva, desenvolvida a partir da realidade e das necessidades do motorista rodoviário brasileiro e associam teoria e prática, estimulando os condutores a adotarem uma postura mais segura como gerenciadores de riscos no dia a dia da profissão, proporcionando melhoria em sua qualidade de vida e maior rentabilidade às transportadoras. O principal objetivo é proporcionar maior rentabilidade e disponibilidade do veículo, através da melhor capacitação dos motoristas em relação ao funcionamento e à forma correta de condução.

Em 2014, a Volvo Construction Equipment inaugurou, em Curitiba, o Road Institute, o mais completo centro de treinamento e demonstrações para o segmento de construção e manutenção de estradas. O instituto oferece tanto cursos teórico-práticos, orientados àqueles que trabalham com a execução de obras rodoviárias, como seminários direcionados àqueles que planejam, coordenam e executam esse tipo de obra. A empresa possui também na mesma cidade um completo Centro de Treinamento, além de dez Centros Regionais de Desenvolvimento de Competências (CDCs): sete instalados em seus distribuidores brasileiros e três estrategicamente localizados no Chile, na Colômbia e na Argentina. Para complementar os treinamentos operacionais, a Volvo CE disponibiliza capacitações utilizando seus modernos simuladores de operação, os quais oferecem treinamentos mais eficientes, com maior segurança, menor custo e impacto ambiental mais reduzido.

Na área de ônibus, a Volvo iniciou o projeto Caravana de Treinamento, em que três veículos foram transformados em ônibus-escola para percorrer o Brasil treinando mecânicos especialistas no segmento. Em nove meses, foram percorridos 50.000 quilômetros e treinados 300 técnicos. Já a Volvo Penta lançou em 2014 o projeto “Bom Marinheiro”, oferecendo capacitações com os técnicos da Volvo e um selo de reconhecimento para marinheiros das áreas de esporte e recreio.

Junto com a rede de concessionárias, a Volvo vem investindo na ampliação da infraestrutura de atendimento e em projetos que atendem necessidades específicas dos clientes de ônibus. Nos últimos anos, a empresa investiu na expansão da sua rede de concessionárias e inaugurou duas casas exclusivas de ônibus no Brasil (Curitiba e Belo Horizonte). A rede conta com a figura do Mr. Bus, um profissional especializado e dedicado aos clientes de ônibus, que interage com todas as áreas da concessionária e da fábrica para garantir agilidade no atendimento. Além disso, nas regiões em que há maior circulação de ônibus da marca, as casas foram classificadas como Concessionária Linha Azul. Essas casas possuem infraestrutura exclusiva e alta disponibilidade de peças para atender às necessidades dos operadores de transporte.