Relatório de
Sustentabilidade 2013 / 2014

Desempenho econômico

Desempenho econômico

Em 2014, o Grupo Volvo registrou bons resultados, mesmo com o mercado de veículos comerciais em queda. Na área de caminhões, esse foi o segundo melhor ano em emplacamentos, alcançando 19.732 veículos, número inferior somente às 20.731 unidades emplacadas em 2013. A Volvo ainda retomou a liderança no segmento de caminhões pesados, terminando 2014 com 29,6% de market share, quase três pontos percentuais a mais que no exercício anterior. A linha VM de caminhões semipesados bateu mais um recorde histórico, alcançando inéditos 12,6% de participação.

Somando-se os resultados de caminhões pesados e semipesados, a Volvo teve um bom desempenho em 2014, conquistando 21,3% de participação de mercado, 1,3 pontos percentuais a mais que os 20% de market share registrados em 2013. A Volvo é a única montadora de caminhões que apresenta uma trajetória de crescimento sustentado desde 2008, saltando dos 12,8% de participação de mercado naquele ano para os atuais 21,3%.

As vendas de ônibus da marca cresceram 2,7% no período, apesar de o mercado ter caído 16,3%. Foi também o segundo melhor ano da história da Volvo no segmento de ônibus na América Latina, com a comercialização de 3,1 mil chassis, 1,7 mil emplacados no país e 1,4 mil no mercado externo. Na área de ônibus, a marca conquistou 1,2 pontos percentuais de market share, atingindo 11,9% de participação no mercado brasileiro nos segmentos de pesados e semipesados. Nos últimos quatro anos, a Volvo Bus aumentou sua participação de mercado de forma consistente. Em 2010 tinha 4,1% de market share; em 2011, 7,7%; em 2012 alcançou 9,9%; e em 2013, 10,7%.

Na área de equipamentos de construção, a Volvo terminou 2014 com 9% de market share no Brasil. Considerando também os volumes da SDLG, a outra marca de equipamentos de construção da Volvo CE, o market share chegou a 11,1% no país, maior que os 9,7% registrados em 2013, conforme dados da AEM. Em máquinas de construção rodoviária, um segmento no qual a Volvo ingressou recentemente na América Latina, o crescimento foi expressivo, saltando de 4,4% de market share no continente para 5,9% na mesma base de comparação. No Brasil, a liderança em caminhões articulados foi bastante expressiva: chegou a 100%, ante os 80% de 2013. A Volvo também cresceu no segmento de escavadeiras, registrando expressivos 15,4% de market share no Brasil.

A Volvo Financial Services Brasil (VFS) também encerrou 2014 com volumes recordes de financiamentos, vendas de consórcios e de seguros. A empresa financiou R$ 2,9 bilhões para aquisição de caminhões, ônibus e equipamentos de construção, 34% a mais que no ano anterior. A comercialização de consórcios cresceu 14% na mesma comparação, e os seguros alcançaram R$110 milhões. A instituição foi responsável pelo financiamento de 39% das vendas da marca no Brasil. O Consórcio Volvo registrou a venda de 2,4 mil cotas e um volume de créditos na ordem de R$ 800 milhões, o maior em mais de 20 anos. A opção pelo consórcio continua a ser uma alternativa importante para aquisição de veículos comerciais. E a Volvo Corretora de Seguros está entre as maiores do Brasil na comercialização de seguros para caminhões e equipamentos de construção.