Relatório de
Sustentabilidade 2013 / 2014

Atendendo com excelência

Atendendo com excelência

A Volvo está comprometida em prover assistência total a seus clientes, procurando resolver rapidamente suas demandas e orientando-os sobre os procedimentos que serão adotados. Criado em 1981, o serviço de atendimento Volvo Atendimento Rápido (VOAR) foi pioneiro no mercado brasileiro e serviu de modelo tanto para a concorrência como para o próprio Grupo Volvo, sendo posteriormente estendido para outros países da América Latina.

Por meio do Programa Volvo Action Services (VAS), a empresa oferece três canais de atendimento.

1- VOLVO ATENDIMENTO RÁPIDO (VOAR):
com o apoio das mais modernas ferramentas tecnológicas, uma equipe de funcionários bilíngues, com formação em mecatrônica e amplo conhecimento dos produtos Volvo, trabalha 24 horas por dia para garantir pronto atendimento para motoristas de ônibus e caminhões no Brasil e países do MERCOSUL.

Telefones:
- Argentina: 0800 6664639
- Brasil: 0800 416161
- Chile: 800 646815
- Peru: 0800 53386
- Uruguai: 000 4055125
E-mail: vas.br@volvo.com

2- SUPORTE TÉCNICO:
suporte técnico para ferramentas e aplicações de pós-venda para os clientes e mecatrônicos da rede Volvo.

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h (horário de Brasília).
E-mail: tstsa@volvo.com

3- LINHA DIRETA VOLVO (LDV):
criada em 1999, está habilitada a proporcionar uma resposta rápida e eficiente às necessidades dos clientes Volvo, sendo eles proprietários ou não de um produto da marca. O serviço está à disposição de todos que desejam realizar consultas, enviar sugestões, elogios ou reclamações sobre quaisquer produtos ou serviços fornecidos pelo Grupo Volvo no Brasil e/ou por sua rede de concessionárias, através de e-mail, website institucional, telefone e redes sociais.

Telefones:
0800 411050 (caminhões, ônibus e equipamentos de construção)
0800 418485 (Volvo Penta)
Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira das 8h às 19h, para garantir pronto atendimento aos clientes.
E-mail: ldv.br@volvo.com

Os clientes da Volvo Financial Services (VFS) contam com o suporte de dois canais de atendimento:

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
serviço de atendimento e informações relativos às linhas de financiamento comercializadas pelo Banco Volvo do Brasil S.A., pertinentes à venda de cotas de consórcio e de apólices de seguros.

Telefone da Central de Atendimento Volvo Financial Services (VFS):
0800 413033
Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h (horário de Brasília).
E-mail: vfsbrasil@vfsco.com
Endereço: Avenida Juscelino K. de Oliveira, 2600
CEP: 81260-900 – Curitiba – PR

OUVIDORIA:
funciona como mais uma opção de atendimento para os consumidores recorrerem caso alguma solicitação não tenha sido resolvida satisfatoriamente nos demais canais de contato. As reclamações e sugestões são registradas formalmente e respondidas em um prazo máximo de 10 dias. O levantamento dos fatos e as conclusões ocorrem com imparcialidade e transparência, respeitando os direitos do consumidor e com foco na melhoria dos processos e do atendimento.

Telefone da Ouvidoria Volvo Financial Services:
0800 645 5554
Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (horário de Brasília).
E-mail: ouvidoria@vfsco.com
Endereço: Avenida Juscelino K. de Oliveira, 2600
CEP: 81260-900 – Curitiba – PR

PRINCIPAIS NÚMEROS DOS CANAIS DE ATENDIMENTO DA VOLVO

2012 2013 2014
Volvo Atendimento Rápido (VOAR) 105.161 98.753 99.190
Suporte Técnico 5.280 4.759 6.157
Linha Direta Volvo (LDV) 17.612 24.156 21.023
Volvo Financial Services 49.690 63.661 83.195

As centrais de atendimento ao consumidor são importantes fontes de informações sobre eventuais problemas envolvendo os produtos e serviços da Volvo. Existem processos implantados para identificar as causas dessas falhas e utilizar as informações recebidas para a melhoria dos produtos e serviços da organização.

A Volvo promove treinamento contínuo dos seus profissionais de atendimento para uma relação de respeito com o consumidor, reconhecendo falhas e agindo com rapidez na solução de problemas. Está em desenvolvimento uma política global do Grupo Volvo de proteção à privacidade do consumidor. Em 2013 e 2014 não foram registradas reclamações sobre o assunto.