Relatório de
Sustentabilidade 2013 / 2014

Compras

compras

Para o Grupo Volvo, um processo de compras responsável envolve gerenciar riscos, estimular comportamentos éticos e construir relações de longo prazo com seus fornecedores para aprimorar os aspectos sociais, ambientais e de negócios em sua cadeia de suprimentos. A organização segmenta seus fornecedores em duas categorias: os de bens e produtos automotivos, que suprem a área produtiva, e os de bens, serviços e produtos não automotivos, que atendem às outras demandas em geral, como limpeza e materiais ou equipamentos de escritório, etc. Em 2014, o Grupo Volvo trabalhou com cerca de 36.000 fornecedores em todo o mundo, sendo que no Brasil esse número foi de 1.750 fornecedores, incluindo micro, pequenas, médias e grandes empresas.

Conforme preveem seus valores corporativos e Código de Conduta, bem como os princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a relação da Volvo com seus fornecedores preza sempre pela qualidade e pela ética. Como regra geral, as vendas que tais empresas realizam para o Grupo devem representar no máximo 30% de seu volume de negócios, de modo a minimizar sua vulnerabilidade em um mercado cíclico como o automotivo.

Por questões logísticas, o Grupo Volvo busca trabalhar com fornecedores que estão localizados nas proximidades de suas unidades fabris. A organização não mantém, contudo, uma política formal relacionada à proporção de gastos destinados a fornecedores locais (considerados como aqueles que se situam no próprio país) e internacionais.

A Volvo também utiliza ferramentas e programas específicos para selecionar, avaliar e desenvolver fornecedores, que estão em constante aperfeiçoamento. Mundialmente, os requisitos para o fornecimento, em termos de cuidados ambientais, ética empresarial, direitos humanos e questões sociais, têm sido aprofundados desde 1996 e estão consolidados no Código de Conduta.