Relatório de
Sustentabilidade 2013 / 2014

Desenvolvimento de produtos

desenvolvimento de produtos

O sucesso do Grupo Volvo depende de sua habilidade de desenvolver continuamente soluções de transporte sustentável que possam ser convertidas em produtos e serviços economicamente viáveis. De uma forma geral, todo novo lançamento precisa gerar menos impacto ambiental e contar com tecnologias mais avançadas do que as versões anteriores.

O processo de desenvolvimento de produtos da organização é composto de seis etapas. Cada uma delas tem requisitos e objetivos diferenciados envolvendo aspectos ambientais, de qualidade e segurança que precisam ser atingidos antes da evolução para a etapa seguinte.

Processo de desenvolvimento de produtos do Grupo Volvo

1.

Definição do escopo do projeto

2.

Definição conceitual do produto

3.

Estudo de viabilidade técnica

4.

Etapa de desenvolvimento, abrangendo a construção, verificação e validação da solução, incluindo a análise de aspectos mercadológicos e de serviços

5.

Industrialização e comercialização - todo o sistema industrial deve estar preparado para o início da produção

6.

Lançamento do produto e dos serviços de pós-venda.

Em sinergia com seu modelo Sustentabilidade no Transporte, a organização concentra seus investimentos de longo prazo em Pesquisa e Desenvolvimento nas áreas de eficiência energética e redução de emissões, segurança veicular e de trânsito, e soluções de transporte.

Desde 1969, a Volvo conta com um Grupo de Investigação de Acidentes que gera o conhecimento e a experiência que contribuem para tornar os seus veículos cada vez mais seguros. Com o passar dos anos, a empresa construiu um banco de dados de segurança extremamente abrangente e único. Todo esse conhecimento é aplicado diretamente no desenvolvimento de novos produtos e sistemas de segurança. Em 2014, o Grupo Volvo inaugurou a AstaZero, a primeira pista de testes em tamanho integral para segurança automotiva, localizada na Suécia.

Os investimentos da Volvo em pesquisa e desenvolvimento têm sido intensos nos últimos anos. Os anos de 2013 e 2014 foram marcados por uma extensa renovação no portfólio de produtos e soluções oferecidas no mercado brasileiro. Conheça aqui os principais lançamentos realizados nesse período.