Relatório de
Sustentabilidade 2013 / 2014

O jeito Volvo de ser

O jeito Volvo de ser

O Código de Conduta, criado em 2003 e distribuído a todos os funcionários, os Valores Corporativos (Qualidade, Segurança e Respeito ao Meio Ambiente) e o The Volvo Way – o documento que abrange a filosofia e a cultura da organização – constituem os pilares da Política de Sustentabilidade do Grupo Volvo. São eles que guiam a Volvo rumo ao atingimento da sua visão: tornar-se líder global em soluções de transporte sustentável e contribuir na construção de um novo futuro.

Os três valores essenciais do Grupo Volvo

Qualidade

Está associada à satisfação dos nossos clientes e reflete nossa promessa de entregar produtos e serviços confiáveis e que agregam valor.

• Qualidade em produtos, serviços e relações humanas;
• Primeira e única montadora a conquistar duas vezes o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ);
• Certificação ISO 9001 para caminhões, ônibus e equipamentos;
• Programa Volvo de Qualidade de Vida para todos os funcionários;
• Alto índice de satisfação dos clientes.

Segurança

Envolve proteger o bem-estar de qualquer pessoa que entre em contato com nossos produtos e está expressa na meta de zerar acidentes com os produtos do Grupo Volvo.

• Invenção do cinto de 3 pontos;
• ABS e airbag em caminhões: pioneirismo;
• Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP);
• Bafômetro inibidor de partida;
• Alerta de mudança de faixa (LKS);
• Freios eletrônicos (EBS);
• Radar anticolisão (ACC2);
• Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST).

Respeito ao
Meio Ambiente

Expressa nosso compromisso em reduzir o impacto ambiental de nossas operações e produtos.

• Fábricas livres de CO² (Europa);
• Pioneirismo na eliminação de substâncias nocivas (amianto, gás freon, etc.);
• Alta reciclabilidade dos veículos (aproximadamente 90% em caminhões);
• Ônibus híbridos: liderança mundial;
• Centro Volvo Ambiental em Curitiba (PR).