Relatório de
Sustentabilidade 2013 / 2014

Relacionamento com stakeholders

Relacionamento com stakeholders

O relacionamento contínuo com os públicos estratégicos (stakeholders) contribui para assegurar que as operações do Grupo Volvo agreguem valor tanto para a organização como para a sociedade.

Os principais públicos estratégicos do Grupo Volvo no Brasil são seus funcionários; clientes; fornecedores; rede de concessionárias, distribuidores e importadores; representantes do governo e de instituições empresariais; sindicatos; organizações não governamentais; as comunidades do entorno das fábricas e a sociedade em geral.

A organização investe na criação e na manutenção de diversos canais para estreitar os laços com esses públicos, primando pela clareza, veracidade, relevância, consistência e transparência na divulgação de fatos e promoção de produtos e atributos da marca, em todas as esferas de negócio.

Em 2014, o Grupo Volvo revisou e atualizou o processo de identificação de temas materiais para a organização e para os stakeholders. Nesse processo, a matriz de materialidade da organização encontra-se atualmente composta por 20 temas, apresentados na seguinte ordem decrescente de importância: satisfação do cliente, compliance legal, eficiência energética (produtos), emissões (produtos), ética nos negócios e integridade, funcionários qualificados, segurança (veículos e equipamentos), desempenho financeiro, saúde e segurança ocupacional, inovação, combustíveis (disponibilidade e qualidade), direitos humanos, impacto ambiental das operações, cadeia de suprimentos, gerenciamento de risco, eficiência do sistema de transporte, diversidade e inclusão, uso e descarte do produto, engajamento com a sociedade, liderança e conhecimento compartilhado.

No Brasil, ainda não foi realizado um processo estruturado de materialidade. Entretanto, a organização busca responder às questões e expectativas levantadas por seus diversos stakeholders por meio dos vários canais de relacionamento disponíveis.

A Volvo no Brasil possui um grupo de executivos representantes das áreas de comunicação e marketing de todas as áreas de negócios (Corporativa, Ônibus, Caminhões, Volvo CE, Volvo Financial Services e Comunicação GTO), que avaliam se as mensagens publicitárias que serão divulgadas estão de acordo com as diretrizes e princípios organizacionais. A Volvo atua dentro das normas do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e dos códigos de conduta da Associação Brasileira de Anunciantes e da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Em 2013 e 2014, não foram registradas notificações por desrespeito a regulamentos e leis e a códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio.

Stakeholder Canais de relacionamento
Clientes - Interação nas operações diárias
- Pesquisas de satisfação e de imagem de marca
- Treinamentos
- Eventos
- Entregas técnicas de produtos
- Revistas e boletins impressos e eletrônicos
- Portais na internet
- Diálogo nas redes sociais
- Volvo Action Service
- Visitas à fábrica
Funcionários - Interação nas operações diárias
- Equipes autogerenciáveis
- Comissão de Fábrica
- Revisão regular do Plano de Desenvolvimento Pessoal (PBP)
- Pesquisa de engajamento
- Intranet
- TV corporativa
- Revistas e boletins impressos e eletrônicos
Rede de distribuição - Interação nas operações diárias
- Eventos de alinhamento e planejamento
- Treinamentos
- Extranets
- Revistas e boletins impressos e eletrônicos
Fornecedores - Interação nas operações diárias
- Portal do fornecedor na internet
- Eventos
- Treinamentos
Sindicatos - Interação com Comissão de Fábrica
- Reuniões e assembleias
Governo e instituições empresariais - Participação em instituições e associações empresariais
- Iniciativas conjuntas
Comunidade do entorno - Centro Volvo Ambiental
- Fundação Solidariedade
- Projeto Capoeira e Cidadania
- Projetos de voluntariado
- Pesquisas
Organizações não governamentais - Eventos
- Projetos em parceria