Relatório de
Sustentabilidade 2011 / 2012

Legenda

Totalmente reportado

Parcialmente reportado

Perfil

Estratégia e análise

1.1 Mensagem do presidente

1.2 Descrição dos principais impactos, riscos e oportunidades

Perfil organizacional

2.1 Nome da organização

2.2 Principais marcas, produtos e/ou serviços

2.3 Estrutura operacional

2.4 Localização da sede da organização

2.5 Número de países e nome dos relevantes para a sustentabilidade

2.6 Tipo e natureza jurídica da propriedade

2.7 Mercados atendidos

2.8 Porte da organização

2.9 Principais mudanças durante o período coberto pelo relatório

2.10 Prêmios recebidos no período coberto pelo relatório

Parâmetros para o relatório

3.1 Período coberto pelo relatório

3.2 Data do relatório anterior mais recente

3.3 Ciclo de emissão de relatórios

3.4 Dados para contato

3.5 Processo para a definição do conteúdo do relatório

3.6 Limite do relatório

3.7 Limitações quanto ao escopo ou ao limite do relatório

3.8 Base para a elaboração do relatório

3.9 Técnicas de medição de dados e as bases de cálculos

3.10 Consequências de reformulações de informações

3.11 Mudanças significativas em comparação com anos anteriores

3.12 Sumário GRI

3.13 Verificação externa

Governança, Compromissos e Engajamento

4.1 Estrutura de governança

4.2 Indicação caso o presidente do mais alto órgão de governança também seja um diretor executivo

4.3 Declaração do número de membros independentes ou não-executivos do mais alto órgão de governança

4.4 Mecanismos para recomendações a órgãos de governança

4.5 Relação entre remuneração e o desempenho econômico e socioambiental da organização

4.6 Processos para evitar conflitos de interesse

4.7 Qualificação dos membros do mais alto órgão de governança

4.8 Declarações de missão e valores, códigos de conduta e princípios internos

4.9 Procedimentos do mais alto órgão de governança para supervisionar a gestão do desempenho econômico, ambiental e social

4.10 Processos para a autoavaliação do desempenho do mais alto órgão de governança

4.11 Princípio da precaução

4.12 Cartas, princípios ou outras iniciativas que a organização subscreve

4.14 Relação de grupos de stakeholders engajados pela organização

4.15 Base para a identificação e seleção de stakeholders

4.16 Abordagens para o engajamento dos stakeholders

4.17 Principais temas e preocupações levantados por stakeholders

Econômico

Indicadores Econômicos

EC2 Implicações financeiras, riscos e oportunidades devido a mudanças climáticas

EC3 Cobertura das obrigações do plano de pensão de benefício

EC5 Proporção salário mais baixo comparado ao mínimo local

EC6 Políticas, práticas e gastos com fornecedores locais

EC7 Procedimentos para contratação local

Ambiental

INDICADORES AmbientaIS

Materiais

EN1 Materiais usados por peso e volume

Energia

EN3 Consumo de energia direta

EN4 Consumo de energia indireta

EN5 Energia economizada por melhorias de conservação/eficiência

EN6 Iniciativas de produtos e serviços com baixo consumo de energia

EN7 Iniciativas para reduzir o consumo energia indireta

Água

EN8 Total de retirada de água

EN9 Fontes hídricas afetadas por retirada de água

EN10 Percentual e volume total de água reciclada e reutilizada

Biodiversidade

EN11 Área dentro de áreas protegidas, ou adjacente a elas, e áreas de alto índice de biodiversidade fora das áreas protegidas

EN12 Descrição de impactos significativos na biodiversidade

EN13 Habitats protegidos ou restaurados

EN14 Estratégias para a gestão impactos na biodiversidade

EN15 Número de espécies em risco nos habitats afetados por operações

Emissões, Efluentes e Resíduos

EN16 Total de emissões diretas e indiretas de gases causadores do efeito estufa

EN17 Outras emissões indiretas relevantes de gases causadores do efeito estufa

EN18 Iniciativas para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa e reduções obtidas

EN19 Emissões de substâncias destruidoras da camada de ozônio

EN20 NOx, SOx e outras emissões atmosféricas significativas

EN21 Descarte total de água, por qualidade e destinação

EN22 Peso total de resíduos, por tipo e método de disposição

EN23 Número e volume total de derramamentos significativos

EN24 Peso de resíduos perigosos transportados internacionalmente

EN25 Corpos d´água significativamente afetados por descartes de água e drenagem

Produtos e Serviços

EN26 Iniciativas para mitigar os impactos ambientais de produtos e serviços

Conformidade

EN28 Multas significativas e número total de sanções não-monetárias resultantes da não conformidade com leis e regulamentos ambientais

Social

INDICADORES SociaIS

Emprego

LA1 Total de trabalhadores por tipo de emprego, contrato de trabalho e região

LA2 Número total e taxa de rotatividade de empregados

LA3 Benefícios oferecidos a empregados de tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários

Relações entre os Trabalhadores e a Governança

LA4 Percentual de empregados abrangidos por acordos de negociação coletiva

LA5 Prazo mínimo para notificação de mudanças operacionais

Segurança e Saúde no Trabalho

LA6 Percentual de empregados representados em comitês formais de segurança e saúde

LA8 Programas de educação, treinamento, aconselhamento, prevenção e controle de risco para empregados, seus familiares ou membros da comunidade com relação a doenças graves

LA9 Temas relativos à segurança e saúde cobertos em acordos formais com sindicatos

Treinamento e Educação

LA10 Média de horas de treinamento

LA11 Programas voltados à gestão de competências e aprendizagem contínua

LA12 Percentual de empregados que recebem regularmente análises de desempenho

Diversidade e Igualdade de Oportunidades

LA13 Diversidade (gênero, faixa etária, minorias) na governança e no total de empregados

indicadores Sociais

Práticas de Investimento e de Processo de Compra

HR1 Contratos de investimentos significativos com cláusulas referentes a direitos humanos

HR2 Empresas contratadas e fornecedores críticos submetidos a avaliações referentes a direitos humanos

Não-discriminação

HR4 Número total de casos de discriminação

Liberdade de associação e negociação coletiva

HR5 Operações em que o direito de exercer a liberdade de associação e a negociação coletiva pode estar em risco

Trabalho Infantil

HR6 Operações com risco de ocorrência de trabalho infantil

Trabalho Forçado ou Análogo ao Escravo

HR7 Medidas tomadas para contribuir para a erradicação do trabalho forçado

Direitos Indígenas

HR9 Número total de casos de violação de direitos indígenas e medidas tomadas

Avaliação

HR10 Percentual e número de operações objetos de revisões de direitos humanos e/ou avaliações de impacto

Remediação

HR11 Número de queixas relacionadas com direitos humanos arquivadas, abordadas e resolvidas por meio formal, mecanismos de reclamação

indicadores Sociais

Impactos das operações nas comunidades

SO1 Programas e práticas para avaliar e gerir os impactos das operações nas comunidades

Corrupção

SO2 Unidades submetidas a avaliações de riscos de corrupção

SO3 Empregados treinados nas políticas e procedimentos anticorrupção

SO4 Medidas tomadas em resposta a casos de corrupção

Políticas Públicas

SO5 Participação na elaboração de políticas públicas e lobbies

SO6 Valor total de contribuições financeiras e em espécie para partidos políticos ou instituições relacionadas

Conformidade

SO7 Número total de ações judiciais por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio e seus resultados

SO8 Multas e sanções não-monetárias resultantes da não-conformidade com leis e regulamentos

indicadores Sociais

Saúde e Segurança do Cliente

PR1 Avaliação dos impactos na saúde e segurança no ciclo de vida de produtos e serviços

PR2 Não conformidades relacionadas aos impactos causados por produtos e serviços

Rotulagem de produtos e serviços

PR3. Procedimentos de rotulagem.

PR4 Não conformidades relacionadas á rotulagem de produtos e serviços

PR5 Práticas relacionadas à satisfação do cliente, incluindo resultados de pesquisas que medem essa satisfação

Comunicação e Marketing

PR6 Adesão às leis, normas e códigos voluntários de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio

PR7 Casos de não conformidade relacionados à comunicação de produtos e serviços

PR8 Reclamações comprovadas relativas à violação de privacidade de clientes resultante de pesquisas

Conformidade

PR9 Multas por não-conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e uso de produtos e serviços