Relatório de
Sustentabilidade 2011 / 2012

PLANEJAMENTO DE CARREIRA

Especialistas na gestão de pessoas apontam que salários e benefícios são importantes para a carreira, mas são os desafios e os reconhecimentos que dão impulso e sentido à vida profissional. A trajetória de carreiras na Volvo é clara, aberta e amplamente divulgada. Todos os processos estão documentados através do SGV – Sistema de Gestão Volvo – e disponíveis na intranet para o acesso de qualquer funcionário.

Todos os funcionários praticam anualmente o seu Plano de Negócios Pessoal ou PBP (Personal Business Plan), uma ferramenta aplicada em todo o Grupo Volvo.

O processo é fundamentado no diálogo e na comunicação entre o superior imediato e os membros da equipe, com o objetivo de aprimorar o desempenho através do alinhamento dos seus objetivos anuais com os objetivos da empresa e com o plano de desenvolvimento pessoal. O ciclo anual de planejamento envolve quatro etapas:

1. Compreensão dos objetivos da unidade de negócios e da organização

2. Estabelecimento de objetivos pessoais no início do ano, incluindo a avaliação de competências e plano de desenvolvimento

3. Avaliação do progresso na metade do ano

4. Avaliação de desempenho no final do ano


Além da possibilidade de diálogo com a liderança e do feedback imediato, o funcionário compreende de forma clara quais são seus objetivos anuais, seus avanços, as metas de desenvolvimento de competências e também as perspectivas de carreira no médio e no longo prazo.