Relatório de
Sustentabilidade 2011 / 2012

Turma do Projeto Pescar, curso de mecânica. Leonardo Felipe de Souza está na primeira fila no canto direito da imagem

Projeto pescar

Essa importante iniciativa que vem transformando milhares de vidas foi criada pela Linck Máquinas, distribuidor da Volvo CE.

“Não dê o peixe, ensine a pescar.” A filosofia inspirou o empresário Geraldo Linck, distribuidor dos equipamentos de construção da Volvo no sul do país, a abrir espaço para que jovens em situação de vulnerabilidade social aprendessem uma profissão nas dependências de sua própria empresa, em 1976.

Quase quatro décadas depois, o ideal de Geraldo Linck de fornecer formação profissional e cidadã tornou-se uma história de sucesso. Mais de 21 mil jovens foram formados em nove estados e no Distrito Federal. A iniciativa já foi estendida para Angola, Argentina e Paraguai. Esse resultado foi possível graças à formação de uma rede com a participação de diversas organizações parceiras e empresas mantenedoras que participam do Projeto sob a coordenação da Fundação Projeto Pescar (FPP).

A Volvo CE apoia o Projeto Pescar como uma das empresas mantenedoras, direcionando recursos financeiros. Nos anos de 2011 e 2012, investiu um total de R$ 196.800 no projeto. A Linck e as concessionárias de ônibus e caminhões Dicave e Treviso atuam como organizações parceiras, disponibilizando o espaço físico, recursos de apoio e talentos humanos para que os programas de formação sejam realizados em suas instalações.

A Linck, que distribui os produtos da Volvo CE nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, foi a grande pioneira no Projeto Pescar. Já formou mais de 1.500 jovens no curso de iniciação profissional em manutenção mecânica veicular nas suas unidades de Eldorado do Sul (RS) e Palhoça (SC).

A Dicave, concessionária Volvo com sede em Itajaí e que tem como área de concessão todo o estado de Santa Catarina, oferece desde 2009 o curso de mecânica veicular. A unidade já formou 39 jovens, sendo que oito deles trabalham na Dicave, como Leonardo Felipe de Souza, 19 anos, que participou da turma de 2012.

Atuando nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, a concessionária Treviso apoia o Projeto e oferece cursos de auxiliar de mecânica automotiva nas unidades de Betim (MG) e Duque de Caxias (RJ). Desde 2006, a Treviso já capacitou 164 jovens.

Formando Novos Profissionais

Jovem participa de curso de mecânica veicular e é contratado pela Dicave

Leonardo Felipe de Souza tinha 17 anos quando viu no jornal de sua cidade, Itajaí (SC), uma oportunidade: um curso de mecânica veicular na Unidade Dicave do Projeto Pescar. “Dizia no informativo que o curso preparava o jovem para o mercado de trabalho, e era exatamente o que eu estava à procura, antes de ingressar em uma universidade”, lembra.

Pouco antes de terminar as aulas, em dezembro de 2012, Leonardo foi contratado pela concessionária como jovem aprendiz e quatro meses depois, efetivado. Atualmente o rapaz, com 19 anos, é auxiliar de compras. “Cuido de todas as notas fiscais, de Itajaí e filiais; do estoque de materiais de expediente e limpeza de Itajaí; e também ajudo nas compras e orçamentos”, conta. Para continuar sua formação, Leonardo ingressou na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde cursa Ciências Contábeis, mas está se transferindo para Administração.

“O curso representou muitas coisas para mim, mas uma das principais foi aprender a essência do trabalho em equipe. Além da parte técnica, aprendemos a ser mais humildes, fazer nossa parte, independente de termos retribuição ou não. Só tenho a agradecer a esse curso; seu lema é: ‘oportunidades que transformam vidas’. Sem dúvida alguma, ele transformou a minha”, diz.