Relatório de
Sustentabilidade 2011 / 2012

SEGURANÇA NO TRABALHO

A segurança é um dos valores corporativos do Grupo Volvo e está presente no dia a dia dos seus mais de 115.000 funcionários em todo o mundo.

Nas fábricas de Curitiba e Pederneiras, todos os setores estão certificados pelo Sistema de Gestão em Saúde e Segurança Ocupacional - (OHSAS 18001). A empresa realiza vários programas de educação em segurança voltados à proteção respiratória, conservação auditiva, comportamento seguro, integração de novos funcionários, oficinas de segurança, treinamentos de prevenção de acidentes, entre outros.

No final de 2010, a unidade brasileira percebeu a necessidade de reforçar a cultura de segurança do trabalho entre seus funcionários. Nesse período, a empresa realizou a sua primeira pesquisa interna de clima e cultura em segurança, que envolveu uma amostra de 1.860 indivíduos. O resultado mostrou que o nível de maturidade estava entre a dependência e a independência. Isso significava que, apesar de estarem conscientes da importância de cada um fazer a sua parte, os funcionários agiam com segurança mais em função das regras e normas determinadas pela empresa.

O cuidado ativo é uma das práticas que permeiam as ações da Volvo para garantir a segurança de seus funcionários no trabalho, estimulando-os também a estender essa atitude na sua vida pessoal. O conceito está baseado em três aspectos: cuidar de mim, cuidar do outro e deixar de ser cuidado. O estímulo ao cuidado ativo é realizado com o suporte de uma ferramenta de Observação e Abordagem Comportamental, que tem por objetivo aumentar a percepção de risco das pessoas, bem como o número de comportamentos seguros.

O projeto iniciou em 2011 com o apoio de uma consultoria externa, envolvendo as seguintes ações: capacitação de todos os níveis de liderança em Gestão da Segurança Comportamental, treinamento da equipe da área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente com o objetivo de desenvolver consultores internos, capacitação em comportamento seguro e saudável para os funcionários, treinamento de representantes de segurança nas equipes autogerenciáveis (EAGs). Além disso, as ferramentas voltadas à segurança do trabalho e que contemplam fatores humanos também passaram por um processo de revisão e aprimoramento. Dentre os principais resultados parciais desse projeto, é possível relacionar a redução da taxa de acidentes, o maior engajamento dos funcionários com o tema da segurança, o aumento de ideias de melhorias relacionadas a questões de segurança, além de uma melhor identificação e gestão dos ativadores dos comportamentos de risco.

Todos os funcionários da Volvo são representados por comitês formais que discutem assuntos relacionados à saúde e à segurança ocupacional, são eles: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Comissão de Fábrica e o Comitê de Saúde, Segurança e Meio Ambiente. A CIPA é formada por representantes eleitos pelos funcionários e indicados pelo empregador, em uma percentagem igualitária. A Comissão de Fábrica é formada por representantes eleitos pelos funcionários e atua como facilitadora nas negociações entre os empregados e a diretoria da empresa. O Comitê de Saúde, Segurança e Meio Ambiente é formado por representantes do Departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente e pelas lideranças das áreas e tem o papel de acompanhar os indicadores, propor soluções e tomar decisões relacionadas a essas áreas. A Volvo também possui um Acordo Coletivo formalizado junto ao Sindicato dos Metalúrgicos, o qual contempla diversas cláusulas relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalhador.

A Volvo monitora seu desempenho em saúde e segurança através de indicadores proativos e reativos como horas de treinamento em saúde e segurança do trabalho, índice de prevenção de acidentes, taxa de frequência, taxa de gravidade, incidência de doenças ocupacionais, fator acidentário de prevenção, percentual de funcionários com colesterol elevado, percentual de funcionários com peso saudável, etc. Esses dados estão disponíveis para consulta pelos funcionários através do sistema de gestão da Volvo na intranet.