Relatório de
Sustentabilidade 2011 / 2012

Desempenho Econômico

Em 2012, a Volvo expandiu seus negócios no Brasil e na América Latina registrando um faturamento regional de US$ 4,4 bilhões. Confira a seguir os principais destaques do período:





VOLVO TRUCKS

A Volvo registrou o maior ganho em participação de mercado de todas as marcas de caminhões no Brasil e foi a que mais vendeu veículos com motores Euro 5 no país em 2012. Pelo segundo ano consecutivo, a marca Volvo foi líder no segmento de caminhões pesados no Brasil.
A marca Volvo vendeu 19.164 caminhões na América Latina. Somente no Brasil – apesar de uma economia mais fraca que o esperado e do efeito Euro 5 – foram emplacadas 15.878 unidades. O market share da Volvo no país cresceu em mais de um ponto percentual, de 17,1% em 2011 para 18,2% ao final do ano passado. A marca liderou os emplacamentos no segmento de pesados do Brasil, com uma participação de 27%. No segmento de semipesados, o market share da Volvo atingiu a marca inédita de dois dígitos, com uma participação de 10,1% do mercado e 4.643 veículos emplacados.


VOLVO BUS

A Volvo Bus expandiu fortemente seus negócios no mercado brasileiro, conquistando, em 2012, o segundo lugar no segmento de ônibus pesados e um market share de 25%. A empresa vem registrando ganhos de participação de mercado nos últimos seis anos consecutivos. O emplacamento de ônibus semipesados também foi expressivo, equivalendo a quase três vezes mais que o resultado do ano anterior.
Um dos produtos que contribuiram para o crescimento da empresa no Brasil foi o modelo B270F, lançado em 2011 e que no final de 2012 já havia conquistado 5% do mercado, registrando uma excelente aceitação pelos operadores de transporte coletivo urbano e também pelas empresas de fretamento.
Outros fatos marcantes que contribuíram para a forte presença da Volvo no mercado foram o início da produção de ônibus híbridos (movidos a eletricidade e a diesel) e as vendas de ônibus para os BRTs, os sistemas organizados de transporte coletivo urbano.
Somando-se os demais países da América Latina, a Volvo comercializou um total de 2.795 chassis em 2012. Foram 1.536 chassis urbanos e 1.259 rodoviários. O Brasil representou 62% das vendas no continente.


VOLVO CONSTRUCTION EQUIPMENT

A Volvo Construction Equipment registrou em 2012 o terceiro melhor ano de sua história na América Latina, comercializando um total de 4244 equipamentos de construção em toda a região. O Brasil representou 67% das vendas, com 2864 máquinas comercializadas no período.
O setor de construção continua como o grande impulsionador dos negócios da companhia no Brasil. Sessenta por cento das vendas da Volvo no mercado doméstico em 2012 estiveram relacionados à construção. Do total de máquinas vendidas para esse setor, 77% foram para a construção geral, 10% para obras de infraestrutura pesada e 11% para construção rodoviária. O segmento de locação também foi um grande comprador de máquinas da marca ao longo do ano passado.


VOLVO FINANCIAL SERVICES

A Volvo Financial Services Brasil encerrou 2012 com um volume recorde de financiamentos por meio do seu banco. A empresa financiou R$ 2,1 bilhões aos seus clientes para aquisição de caminhões, ônibus e equipamentos de construção, tendo sido responsável pelo financiamento de 40% das vendas da Volvo no País. O resultado é 17% superior ao registrado no ano anterior e um recorde desde que a instituição iniciou suas operações no país, há quase 20 anos.
O ano passado também registrou um crescimento significativo de 10% nas vendas de novas cotas do Consórcio Volvo. As vendas de seguros também apresentaram expansão no volume de prêmios em relação ao exercício anterior. O aumento foi de 15%, atingindo a marca de R$ 92 milhões.
Cerca de 80% do volume de financiamentos do Banco Volvo concentrou-se na modalidade Finame, linha de recursos do BNDES voltada para bens de produção. São programas com prazos de financiamento de até 60 meses e taxas de juros pré-fixadas ou variáveis de acordo com a TJLP.
Os bons resultados da Volvo Financial Services explicam sua vocação no desenvolvimento de soluções exclusivas para o setor de transporte, com a oferta de diversas opções de financiamento, consórcio e seguros sob medida para os transportadores, sejam eles autônomos ou frotistas.

23.586

caminhões das quatro marcas do Grupo

A marca Volvo ganhou participação de mercado no Brasil e manteve sua liderança no segmento de caminhões pesados. Na América Latina, foram vendidos 23.586 caminhões das quatro marcas do Grupo.

2.795

chassis de ônibus

A marca Volvo ganhou participação de mercado no Brasil e manteve sua liderança no segmento de caminhões pesados. Na América Latina, foram vendidos 23.586 caminhões das quatro marcas do Grupo.

crescimento nas vendas no mercado brasileiro

No segmento de ônibus, houve um crescimento de 25% nas vendas para o mercado brasileiro e na América Latina foram comercializados 2.795 chassis.

4.224

equipamentos comercializados

A Volvo CE registrou o terceiro melhor ano de sua história na América Latina, com 4.244 equipamentos comercializados.

R$ 2.1 bilhões

em financiamentos no mercado brasileiro

No Brasil, a Volvo Serviços Financeiros financiou R$ 2,1 bilhões aos clientes (40% do total de vendas), com um crescimento de 17% em relação a 2011.

crescimento em relação a 2011