Relatório de
Sustentabilidade 2011 / 2012

Mensagem do presidente

Programa Volvo de Segurança no Trânsito completa 25 anos

O PVST representa a mais longa campanha de mobilização e educação de trânsito já realizada no Brasil.

Em 2012, o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) completou 25 anos de existência, sendo reconhecido como a mais longa campanha de mobilização e educação de trânsito já realizada no Brasil. O PVST é composto pelo Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, pelos Fóruns Volvo de Segurança no Trânsito, pelo Programa TransFormar e também por ações internas voltadas à conscientização dos funcionários da Volvo.

O PVST utiliza a Internet como ferramenta informativa e educativa, mantendo um portal com informações atualizadas a respeito das atividades do Programa, assuntos e temas relacionados à segurança no trânsito, no endereço eletrônico: www.volvo.com.br/pvst. Também está presente nas redes sociais como Facebook, Twitter e YouTube (no canal de vídeos da Volvo do Brasil).

O Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito reconhece e premia as melhores práticas e programas voltados à criação de um trânsito mais seguro e humano. São seis categorias de premiação: cidade, empresa, imprensa, motorista profissional, transportadoras de cargas e/ou passageiros e geral.

Ao longo de 18 edições, mais de 6 mil trabalhos foram inscritos. Programas e ações que se somaram para reduzir acidentes e preservar vidas. Os vencedores nacionais recebem o troféu Volvo e uma viagem à Suécia, para conhecer um dos sistemas de trânsito mais seguros do mundo. Mais de 240 ganhadores já foram contemplados. Além dos vencedores nacionais em cada categoria, há a premiação por regiões, permitindo assim ampliar o reconhecimento das boas práticas, estimulando ainda mais a participação da sociedade.

Conheça os vencedores nacionais do 18º Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito cuja premiação foi realizada no segundo semestre de 2010:


Categoria Cidade

A campanha “Porto Alegre tem um novo sinal de trânsito”, promovida pela prefeitura da capital gaúcha em 2009, através da Secretaria de Mobilidade Urbana e Empresa Pública de Transporte e Circulação – SMU/EPTC, foi a vencedora nessa categoria. O novo sinal consiste no ato do pedestre estender a mão diante da faixa sem semáforo, indicando ao condutor que deseja realizar a travessia. Dessa forma, foi estabelecido um novo código de comunicação entre condutores e pedestres. A campanha utilizou todos os meios de comunicação e envolveu segmentos da sociedade local em um novo tipo de relacionamento entre os usuários da via pública. Os resultados dos primeiros meses mostraram redução de atropelamentos e mortes numa comparação dos primeiros quadrimestres de 2009, indicando que o novo sinal pode significar uma contribuição mais efetiva para diminuir a violência no trânsito e o número de vítimas.

Categoria Empresa

A Fundação Mapfre, ligada ao Grupo Mapfre, que atua no Brasil na área de seguros e previdência, foi a vencedora nessa categoria, com seu Programa de Segurança Viária para Crianças. A metodologia e o conteúdo pedagógico do programa foram trazidos da matriz espanhola e adaptados às características brasileiras. O projeto começou a ser implantado em 2004 em escolas públicas do estado de São Paulo e posteriormente foi estendido aos estados do Maranhão, Mato Grosso e Minas Gerais. Quase quatro milhões de alunos e 100 mil professores foram beneficiados pelo programa, cujo grande objetivo é disseminar entre crianças e adolescentes um novo olhar sobre a cidadania no trânsito.

Categoria Geral

Nesta categoria, a grande vencedora foi a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, de Porto Alegre, com seu programa “Vida Urgente ES”, implantado no Espírito Santo após uma bem sucedia experiência de 13 anos no Rio Grande do Sul. A iniciativa, que tem como objetivo ampliar a conscientização dos jovens sobre os perigos de beber e dirigir, contou com o apoio do governo capixaba através do Detran local e envolveu centenas de voluntários. Foram realizadas mais de 200 ações educativas em bares, locais de shows, boates e micaretas, bem como nas praias mais frequentadas da Grande Vitória. O “Vida Urgente ES” promoveu também espetáculos teatrais e shows musicais, mobilizando cerca de 300 mil jovens e adolescentes.

Categoria Imprensa

O Grupo RPC – Rede Paranaense de Comunicação – foi premiado com sua campanha “Trânsito: respeito ou morte – Você escolhe o caminho”, realizada no segundo semestre de 2009, com foco nos perigos da associação de velocidade, álcool e direção. Como maior grupo de comunicação do Estado, a RPC acionou todos os veículos do grupo (jornal Gazeta do Povo, RPC-TV, rádios 98FM e Mundo Livre FM) para conscientizar motoristas sobre suas responsabilidades ao volante. As matérias jornalísticas produzidas eram apoiadas por ampla campanha publicitária, ações de blitz, distribuição de 100 mil adesivos e venda de camisetas com lucro revertido para um hospital. Artistas de nome nacional, bandas, cantores, clubes de futebol e eventos esportivos tiveram participação igualmente importante. Durante o período da campanha, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Diretoria de Trânsito de Curitiba intensificaram a fiscalização no trânsito da capital paranaense. O BPTran, Batalhão de Policiamento de Trânsito, reportou redução de cerca de 30% no número de acidentes com vítimas em Curitiba.

Categoria Motorista Profissional

Nesta categoria, o vencedor foi Luiz Carlos André, de Santa Rita, na Paraíba, com seu projeto voluntário “Educar para o trânsito, educando para a vida”, desenvolvido em escolas públicas e privadas, empresas e centros comunitários da Região Metropolitana de João Pessoa. Motorista de transporte coletivo, Luiz André procura educar e sensibilizar crianças e adultos para que tenham comportamentos adequados no trânsito por meio de palestras e seminários. Depois de um ano e meio de atuação, ele contabilizava cerca de cinco mil pessoas participantes dos seus eventos.

Categoria Transportadora

Com seu trabalho sobre “Os benefícios de uma Comissão Permanente de Educação em Segurança no Trânsito”, a empresa Araucária Transporte Coletivo foi a grande vencedora. Sediada em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, em 2003, a empresa criou o GUIAR – Grupo Interno de Apoio da Araucária TC para cuidar predominantemente da segurança. Em 2010, o grupo era formado por 10 funcionários de diferentes áreas que atuavam nos fatores humanos, de equipamentos, ambientais, de métodos e outros considerados como pilares de sustentação do processo em desenvolvimento. Um dos projetos desenvolvidos para reduzir ainda mais a baixa acidentalidade é o “Araucária 10 X acidentes 0”, envolvendo motoristas e outros colaboradores.

Incentivar e promover debates sobre segurança no trânsito, bem como aproximar e envolver a sociedade na discussão e na busca de soluções para diminuir os índices de acidentes e mortes nas ruas e estradas brasileiras. Esses são os principais objetivos do Fórum Volvo de Segurança no Trânsito.

Em 2011, a temática do Fórum Volvo-OHL envolveu discussões sobre “Como o Brasil pode aproveitar a Década Mundial de Ações de Trânsito” e propor ações viáveis à realidade brasileira. Para tal, o evento contou com a participação de dois dos maiores especialistas mundiais sobre segurança no trânsito: o australiano Eric Howard – consultor em segurança no trânsito do Banco Mundial, que atua no planejamento e gerenciamento de programas de segurança no trânsito em mais de 20 países – e o espanhol Pere Navarro – Diretor Geral da Dirección General de Tráfico, responsável pela condução de um programa que reduziu pela metade o índice de mortalidade no trânsito na Espanha.

O Fórum Volvo-OHL 2011 foi realizado na cidade de Brasília (DF) e reuniu um público de mais de 400 pessoas, abrindo um espaço para a troca de experiências e o debate entre autoridades, especialistas, empresários, estudiosos, técnicos e representantes de entidades ligadas ao setor de transportes.

No Brasil, estima-se que ocorram anualmente cerca de 91.000 acidentes envolvendo veículos de carga e causando muitas mortes e prejuízos financeiros. A maior parte deles é causada por comportamentos inseguros e falta de atenção dos motoristas profissionais.

Uma empresa como a Volvo, que tem a segurança como um dos seus valores corporativos, não poderia ficar imune a essa realidade que tanto preocupa o segmento de transportes. Por isso, em 2008, lançou o Programa TransFormar, uma iniciativa inovadora voltada à qualificação dos motoristas profissionais.

Por meio de uma metodologia exclusiva, desenvolvida a partir da realidade e das necessidades do motorista rodoviário brasileiro, o Programa TransFormar associa teoria e prática, transformando motoristas em gerenciadores de riscos, contribuindo para reduzir o número de acidentes nas estradas e também para aprimorar a gestão e a imagem das empresas transportadoras. Nos últimos quatro anos, o Programa TransFormar capacitou mais de 700 motoristas profissionais de caminhão e já foi expandido para o Peru.

Todos os anos, no mês de setembro, por ocasião da Semana Nacional do Trânsito, a Volvo realiza ações especiais voltadas ao público externo e interno.

Em 2011, foi lançado o novo site do PVST, que teve como tema a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ao longo de um mês, o novo site abordou temas relacionados à Década e levou ao conhecimento dos internautas as diretrizes sugeridas pela ONU para que os países consigam atingir a meta de reduzir em 50% o número de mortes em acidentes. Para mobilizar os funcionários, a Volvo criou o Cine Ligeirinho. Diversos filmes sobre segurança no trânsito, selecionados a partir de campanhas da própria empresa e de materiais de outras instituições veiculados na mídia, foram transmitidos em um cinema montado dentro de um dos ônibus produzidos na fábrica. O Cine Ligeirinho foi o maior sucesso, com sessões lotadas e acompanhadas de pipoca.

Na edição de 2012, a Volvo fez uma parceria com a ÓTV, canal por assinatura do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), para apoiar uma série de reportagens especiais sobre segurança no trânsito veiculada no ÓTV Jornal. Os temas abordados nas matérias – comportamento do motorista e do pedestre, respeito à sinalização e educação, entre outros - foram transformados em programetes exibidos durante a programação da emissora. Para os funcionários da Volvo, foi desenvolvida uma campanha interna composta de materiais de comunicação e atividades lúdicas enfocando a conscientização quanto à velocidade, ao uso do cinto de segurança, aos riscos de bebidas alcóolicas e ao uso do celular na direção de um veículo.