Relatório de
Sustentabilidade 2011 / 2012

Temas Prioritários

Transporte Sustentável

Ao desenvolver soluções de transporte mais sustentáveis, a Volvo adota uma abordagem holística, considerando três aspectos:

Na intersecção dos três círculos que compõem o modelo, a sustentabilidade no transporte é atingida e o Grupo Volvo posiciona-se cada vez mais próximo de atingir a visão de tornar-se líder mundial em soluções de transporte sustentável.

MENOS CONSUMO

O consumo de combustível e as emissões de CO2 de um caminhão Volvo foram reduzidos em mais de 40% desde 1975.

PIONEIRISMO EM BRT

Pioneirismo em ônibus híbridos e sistemas organizados de transporte coletivo urbano BRT (Bus Rapid Transit).

COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS

Em 2007, a organização apresentou sete modelos de caminhões que podem ser operados com diferentes tipos de combustíveis renováveis.

INOVAÇÃO EM SEGURANÇA

A área de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Volvo tem criado várias soluções de segurança inovadoras, como o sistema de proteção inferior contra colisões dianteiras, o controle de alerta ao motorista, o controle de saída e de mudança de pista, entre outras.

USO ADEQUADO DE VEÍCULOS

Os programas de treinamento da Volvo promovem o uso adequado dos veículos e equipamentos de construção, com economia e consciência ecológica para beneficiar os clientes e a sociedade.

PATENTE DO BEM

A Volvo Penta possui a patente de um sistema de propulsão denominado IPS (Inboard Propulsion System), que oferece uma redução de cerca de 30% no consumo de combustível (diesel) em relação a um sistema convencional.

Ônibus Híbridos


Os ônibus híbridos da Volvo consomem até 35% menos combustível e, consequentemente, emitem 35% menos CO2.


A Volvo iniciou a produção de ônibus híbridos no Brasil em junho de 2012. A fábrica de Curitiba foi a segunda planta do Grupo Volvo a produzir esse tipo de veículo. O híbrido da marca consome até 35% menos combustível e, consequentemente, emite 35% menos CO2. Em um ano de operação, o híbrido deixa de emitir 33 toneladas de CO2 comparado ao ônibus tipo padrón. Além disso, o veículo emite 50% menos material particulado (fumaça) e NOx (óxidos nocivos à saúde) em relação aos veículos com tecnologia Euro 5. Outra vantagem é que é mais silencioso que os ônibus movidos a diesel.


A economia de combustível e a redução de emissões são possíveis por meio da tecnologia desenvolvida pela Volvo: dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até 20 km/h e o motor a diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. O motor a diesel fica desligado quando o veículo está parado para embarque e desembarque e a energia das frenagens é usada para carregar as baterias do motor elétrico. A bateria desenvolvida pela Volvo para os ônibus híbridos é a mais avançada do mercado. Com apenas 200 quilos, permite que o veículo transporte a mesma quantidade de passageiros que os ônibus tipo padrón (até 90 passageiros).


As primeiras cidades da América Latina a adotarem os ônibus híbridos em seus sistemas de transporte urbano de passageiros foram Curitiba, no Paraná, e Bogotá, na Colômbia. A decisão de investir em eletromobilidade está alinhada à visão do Grupo Volvo de tornar-se líder mundial em soluções de transporte sustentável.



Soluções Volvo Euro 5


Confira as soluções da Volvo para atender à norma Proconve P7/Euro 5


As rigorosas normas legais impostas gradativamente desde os anos 1980 pelos governos de todo o mundo para assegurar a redução dos níveis de emissão de poluentes têm exigido esforços contínuos em termos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e soluções.
Para atender às exigências da norma Proconve P7/Euro 5, que passou a vigorar no Brasil em janeiro de 2012, a Volvo trouxe para o mercado brasileiro duas novas tecnologias já testadas com sucesso em países com legislação de emissões mais avançada: o SCR (em inglês, Selective Catalytic Reduction, ou Redução Catalítica Seletiva) e o dispositivo OBD (em inglês, On Board Diagnosis, ou Diagnóstico de Bordo).


A tecnologia SCR está baseada no pós-tratamento dos gases de escape, permitindo a redução dos níveis de óxidos de nitrogênio. Ao permitir a conversão desses gases em substâncias inofensivas ao meio ambiente (gás de nitrogênio e vapor de água), o SCR proporciona um aproveitamento energético mais eficiente e uma solução ambiental otimizada e altamente confiável.


O dispositivo OBD permite monitorar sinais importantes relacionados às emissões do caminhão. Por meio de vários sensores distribuídos ao longo do veículo, o sistema faz o controle dos sistemas de injeção, admissão de ar e gases de escape. Dependendo do nível de emissão de poluentes, o dispositivo OBD pode reduzir gradativamente o torque do motor para evitar uma maior emissão de poluentes.