Relatório de
Sustentabilidade 2011 / 2012

Relacionamento com os Públicos Estratégicos

Consciente de que o gerenciamento da sua rede de relações é essencial para crescer com sustentabilidade, o Grupo Volvo busca manter um diálogo contínuo e transparente com seus públicos estratégicos (stakeholders) em diversos contextos e situações.

Durante o ano de 2012, o Grupo Volvo iniciou um processo estruturado de diálogo junto a grupos de stakeholders na Ásia, no Oriente Médio e nos Estados Unidos para identificar a percepção deles sobre a atuação da empresa e identificar os temas mais relevantes em termos de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Em 2013, a organização planeja estender esses diálogos para outras regiões, incluindo o Brasil.

A política de comunicação da Volvo do Brasil, segue as diretrizes do Grupo e prima pela clareza, veracidade, relevância, consistência e transparência na divulgação de fatos e promoção de produtos e atributos da marca, em todas as esferas de negócio.

Desde 2005, a Volvo no Brasil possui um Comitê de Comunicação e Gestão da Marca composto por representantes das áreas de Comunicação Corporativa, Caminhões, Ônibus, Volvo CE, Volvo Financial Services e Comunicação GTO Em suas reuniões, esse grupo de trabalho avalia se as mensagens publicitárias que serão divulgadas estão de acordo com as diretrizes e princípios da organização. A organização atua dentro das normas do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e dos códigos de conduta da Associação Brasileira de Anunciantes e da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.

Em 2011 e 2012, não foram registradas notificações por desrespeito a regulamentos e leis e a códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio.

Ao longo desse Relatório de Sustentabilidade, você poderá acompanhar como a Volvo do Brasil interage com seus principais stakeholders: funcionários; clientes; fornecedores; rede de concessionárias, distribuidores e importadores; representantes do governo e de instituições empresariais; as comunidades do entorno das fábricas e a sociedade em geral. Por saber que esse processo de diálogo é dinâmico e exige constante evolução, a Volvo está comprometida em aperfeiçoar cada vez mais seus processos de comunicação e interação com os públicos estratégicos.