Relatório de
Sustentabilidade 2011 / 2012

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Ao investir no desenvolvimento profissional de seus funcionários, a Volvo promove um ambiente de conhecimento e aprendizado contínuo, que incentiva a busca de soluções e a sinergia entre as pessoas.

O Grupo Volvo no Brasil investe anualmente cerca de R$ 10 milhões em educação corporativa, com ações voltadas aos seus funcionários e a outros públicos estratégicos. A empresa mantém um programa de educação que fornece bolsas de estudos para funcionários desde a complementação do ensino fundamental e médio até doutorado. Na área de educação complementar e técnica, os funcionários participam de treinamentos que abrangem cursos de natureza técnica operacional e de desenvolvimento comportamental. Em média, cada funcionário recebe anualmente mais de 60 horas de treinamento e desenvolvimento, realizados interna ou externamente, de acordo com a necessidade de cada um.

A empresa oferece por meio do Programa de Educação Volvo (PEV) bolsas de estudo com subsídios de 50% no ensino fundamental, médio, pós-médio, graduação, superior e pós-graduação (especialização, MBA, mestrado e doutorado). O aprendizado dos idiomas inglês e espanhol também é incentivado com subsídios de até 70%.

A Volvo também concentra esforços em parcerias estabelecidas com instituições de ensino (Universidade Positivo, Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral, PUCPR, UNIFAE, UTFPR, entre outras) que permitem o compartilhamento de renomados profissionais e também desenvolvem projetos customizados para o negócio Volvo. Um exemplo é o MBA Volvo de Liderança em Gestão de Pessoas, criado em 2007 e estruturado em parceria com a Universidade Positivo. O curso destina-se tanto aos funcionários da Volvo quanto para os profissionais do mercado.

Desenvolvimento Profissional e Treinamento

Horas de treinamento e desenvolvimento por funcionário/ano