Programas de Inclusão

A Volvo acredita que o desenvolvimento profissional dos adolescentes e jovens pode ser extremamente benéfico e proveitoso, desde que a participação deles no mercado de trabalho ocorra estritamente dentro das normas previstas em lei e cercada dos cuidados que essa idade exige.

Jovens Talentos
A Volvo incentiva a formação de novos talentos por meio de dois programas. O primeiro deles é o Programa de Estágio, realizado em parceria com universidades e que oferece uma primeira oportunidade para que jovens universitários atuem nas áreas profissionais que escolheram. O segundo programa dá oportunidades a adolescentes e jovens. Chamado de Programa Aprendiz, é dirigido a pessoas de 14 a 24 anos, de acordo com a nova legislação. Conta com o apoio de diversas instituições, tais como a Guarda Mirim de Curitiba, a Elo – Agência de Apoio Social e Ambiental e o Serviço Nacional da Indústria (Senai) e a Escola José Fressato, localizada na área de entorno da Volvo em Curitiba.

Benefícios para Estagiários e Aprendizes

  • Bolsa-auxílio
  • Assistência Médica
  • Assistência Odontológica
  • Transporte
  • Seguro de Vida

     

  • Auxílio-farmácia
  • Auxílio lentes e armações de óculos
  • Acesso à Associação Viking
  • Cestas de Natal


Inclusão de pessoas com deficiência
O trabalho da Volvo de inclusão de pessoas com deficiência iniciou ainda em 2005 com o estabelecimento de uma associação com a Unilehu – Universidade Livre para Eficiência Humana. Em 2006, numa parceria com o SENAI-PR a Volvo criou um dos primeiros cursos para o Mercado de Montador de Veículos Pesados, com duração de 100 horas e 15 vagas disponíveis. Em 2010, o Curso de Aprendizagem Industrial para Pessoas com Deficiência já estava em sua quarta turma, tem sua prática realizada nas dependências da Volvo e SENAI, atendendo a 15 aprendizes que desenvolvem 700 horas de aprendizagem, distribuídos em 18 meses. O curso é destinado a pessoas com deficiência física, auditiva e, com idade mínima de 18 anos e que tenham completado o ensino fundamental. Outra iniciativa diferenciada nessa área é o cuidado com a inclusão das pessoas com deficiência na rotina interna. Desde 2007, de maneira pioneira, a Volvo oferece o curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais – com o objetivo de capacitar os funcionários sem deficiência para a comunicação com pessoas surdas. Atualmente 48% do quadro funcional de pessoas com deficiência são surdas. Os cursos de libras para os funcionários são desenvolvidos no horário de expediente, sem custo para os participantes e todo funcionário que tenha interesse pelo tema pode participar. Cerca de 200 pessoas já fizeram o curso de libras para ouvintes, incluindo os três níveis disponíveis.

voltar